EVENTOS E CONCENTRAÇÕES

25-09-2011
48º Encontro - Passeio OPEL (Celorico da Beira) - 

 
  1. 48º Encontro C.L.A.C.

  2. 48º Encontro C.L.A.C.
  3. 48º Encontro C.L.A.C.
  4. 48º Encontro C.L.A.C.
  5. 48º Encontro C.L.A.C.
  6. 48º Encontro C.L.A.C.
  7. 48º Encontro C.L.A.C.
  8. 48º Encontro C.L.A.C.
  9. 48º Encontro C.L.A.C.
  10. 48º Encontro C.L.A.C.
  11. 48º Encontro C.L.A.C.
  12. 48º Encontro C.L.A.C.
  13. 48º Encontro C.L.A.C.
  14. 48º Encontro C.L.A.C.
  15. 48º Encontro C.L.A.C.

No passado dia 25 de Setembro promovemos, no âmbito do nosso Clube, o Passeio dedicado à marca OPEL.
Foi outro momento único na vida do nosso Clube, desta vez em Celorico da Beira, através da dedicada e entusiástica organização do nosso Sócio Fundador, Alexandre Osório, que se fez acompanhar pelo simpático cunhado Cândido Vilarinho, também nosso Associado, e pelo interessante Guia, João Morgado, responsável pelo Gabinete do Turismo na Câmara Municipal de Celorico da Beira.
Contamos ainda com o importante apoio do Hotel Mira Serra. De registar ainda os apoios da C.M. de Celorico da Beira e da Auto Reparações do nosso amigo António Almeida. A todos, os nossos maiores agradecimentos.
A concentração dos mais de duas dezenas de Antigos aconteceu no Hotel Mira Serra, em Celorico da Beira. A caravana deslocou-se de seguida preguiçosamente até ao Centro Histórico da Vila, seguindo o Opel Kadett A de 1964 de Alexandre Osório. Desfilaram belos exemplares da história da Opel, nomeadamente os Olympia, os Manta, os Kadett e os Rekord, entre tantos outros modelos.
O tempo estava excelente e a visita ao centro da Vila foi espectacular. Trata-se de mais um local antigo, à espera de ser descoberto pelos turistas, na Beira Alta, bem recuperado, com casas de pedra irrepreensivelmente reabilitadas, a testemunhar história e lendas, numa tranquilidade relaxante, por entre ruas estreitas e sinuosas e escadas escondidas do sol a contornar precipitadamente o relevo.
Começamos por perscrutar o interior da Igreja Santa Maria, com inúmeras obras do grande pintor Isidoro Faria, contemplar a Torre do Relógio que regia a vida dos agricultores e depois subimos até ao Castelo para contemplar do alto a paisagem luxuriosa, imaginar tempos idos naqueles espaços de defesa sob as explicações sábias do Guia e captar com a objectiva a beleza circundante. Também visitamos a atractiva Torre do Castelo, dotada de equipamento tecnológico que nos ensina de forma interactiva a história da Vila.
Depois foi o momento de visitar o Solar do Queijo, um belo edifício do século XVIII. O nosso Guia, na sala museológica, expôs os processos tradicionais de produção do célebre Queijo da Serra da Estrela, bem como a evolução da sua comercialização, explicitando a importância da certificação deste produto e a forma como Celorico da Beira se afirma cada vez mais como a Capital Nacional da produção do Queijo da Serra da Estrela. Depois subimos de andar e pudemos degustar o Queijo Rei desta terra, divinamente acompanhado de vinho, pão e presunto.
O almoço no Hotel Mira Serra também nos proporcionou um bom momento gastronómico com saborosas entradas, sopa da avó, bacalhau à Braz, cabrito assado no forno e "buffet" de sobremesas.
De tarde partimos novamente em caravana para outro local paradisíaco, o Castelo de Linhares da Beira, que se ergue esplendorosamente sobre o monte rochoso. A recuperação e as estruturas e equipamentos existentes nesta aldeia histórica medieval, capital do parapente, merecem inclusão nas redes turísticas. Não faltaram as compras das lembranças dos locais visitados na loja de artesanato, incluindo o mel e o famoso queijo.
O nosso passeio conclui-se em ambiente de saudável animação em Celorico da Beira, novamente no Hotel Mira Serra, entre a boa gastronomia local e troca de presentes, lembranças, abraços e gestos de amizade.

As origens do nosso Clube e a sua dedicação à Marca Opel mantêm-se muito bem vivas!